quarta-feira, 19 de março de 2014

Diferenças entre Vintage, Retrô e Kitsch


Olá pessoal, muito bem vindos à casinha da vovó reformada!!!
Um local para compartilhar experiências, imagens, trabalhos, dicas e principalmente inspirações.
Fui cultivando a vontade de criar meu próprio blog ao ver tantos blogs lindos todos os dias, e enfim...foi criado esse blog, que pra mim será muito especial.
Com tantos temas que passarão por aqui, acho que devo começar abordando um assunto, ou melhor, uma tendência que está cada dia mais forte, a tendência antiga, de uma forma geral. As pessoas têm procurado remeter ao passado, buscar as origens, as raízes, como ainda se diz no interior. E está cada dia mais comum principalmente na decoração, objetos antigos ou novos com carinha de antigos. Eu mesma tenho muita coisa que pertenceu a gerações passadas da minha família e à família do meu marido.
Tudo o que foi de vovó, como eu digo, tem um carinho extra, uma dose a mais de cuidado, mas isso falaremos em posts futuros.
Quero hoje simplesmente abordar as diferenças entre Vintage, Retrô e Kitsch.



Vintage


Vintage é um estilo de vida retrógrada, uma recuperação de estilos das décadas de 1920,1930,1940,1950 e 1960. A palavra Vintage no século XVIII passou a significar "ano em que foi feito um vinho". Entretanto, ao longo dos anos, a palavra se incorporou ao vocabulário da moda para melhor definir uma peça de roupa, acessório, móvel ou utensílio de um estilo pertencente a outra época.
O resgate da moda pin-up é um exemplo de "moda vintage". Roupas com tecidos propositalmente "desgastados" também são chamados vintage, juntamente por ter uma aparência de usado, antigo, de outra época, mas sendo usada nos dias atuais.







É chamado de Vintage qualquer peça que tenha entre 20 e 100 anos, pois, a partir de 100 anos a peça já é considerada Antiguidade. Um objeto, para ser considerado vintage, deve ser original e não sofrer nenhum tipo de releitura (transformação). Além disso, deve ser algo antigo e que esteja em bom estado. São os mais variados tipos, como latas, máquinas de costura, geladeiras, fogões, sofás, malas, cristaleiras, bombonieres, louças, ventiladores, máquinas de escrever, cadeiras, lustres, etc, etc, etc. Na decoração em si, o vintage reproduz um ar romântico e sofisticado ao mesmo tempo.














Retrô


A palavra "retro" deriva do prefixo latino retro, que significa "para trás" ou "em tempo passados" - particularmente como visto na forma de palavras retrógradas, o que implica num movimento em direção ao passado, referindo-se um olhar crítico ou nostálgico do passado.
Retrô é considerado uma imitação do estilo antigo, só que a peça é nova. Todas as peças novas que imitem alguma época anterior é uma peça retrô. Isso em qualquer setor, desde a moda até os utilitários, móveis, eletrodomésticos, latas e caixas decorativas, etc.
Hoje em dia é muitas vezes usado num sentido positivo, referindo-se aos produtos ou atrativos peculiares que não estão mais disponíveis.
Atualmente, tanto o Vintage como o Retrô estão em alta. Na decoração de ambientes principalmente, e tem sido objetos de desejo tanto de pessoas conservadoras quanto das mais descoladas.


                                                 






Kitsch

Kitsch palavra alemã que reprersenta um estilo de arte produzida em massa ou projeto utilizando ícones culturais. O termo "kitsch" é geralmente reservada para obras insubstanciais, berrantes, decoração, ou obras que são calculados para ter um apelo popular. Foi criado para categorizar a arte que é considerada uma cópia inferior ou de melhor qualidade de um estilo existente.
Ser kitsch é transar numa boa o que já foi moderno em outra época, fazendo um bom uso da criatividade para que o que foi tendência em outra época, continua a ser valorizado, ser requintado e admirado.
A falta de criatividade e originalidade também são características do "kitsch". Por exemplo: Que tal a música do elevador, o pinguim em cima da geladeira, flores de plástico, imãs em geladeiras, ou a jarra em forma de abacaxi (será que alguém ainda se lembra?)....kitsch total!
Há uma grande diferença em ser "brega" e "kitsch". "Brega" é quando tudo está errado e fora de um contexto.
Já o estilo "kitsch" tem lá a sua classe e até uma certa exclusividade. É um estilo bem pessoal, um estilo próprio, você o recria a seu gosto. "Kitsch" é o retrato da nossa irreverência, pois, com essa ideia, podemos brincar na decoração, tornando-a mais despojada.





A essência do kitsch é a imitação. Kitsch é, ao contrário da arte, um objeto utilitário que chama todas as atenções do ambiente em que está pra ele.



                                      












Espero que tenham gostado do post de hoje....
Um abraço e até a próxima,

Fernanda

8 comentários:

  1. Oi Nandinha.... Estou extremamente orgulhosa de você... Ficou lindo o blog, e tenho certeza que vai ser um sucesso, e que você vai poder ajudar as amigas a fazer um estilo bem bonito e divertido de decoração....
    Parabéns... Sucesso sempre...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida!!! Muito obrigada pelos votos de sucesso e incentivo. Espero que este novo cantinho, ou melhor, essa nova casinha sirva de inspiração para mim e para todas as minhas novas visitantes!!!Seja sempre bem vinda!!! Um beijão...

      Excluir
  2. Sua página está muito linda!!!
    Aguardo mais postagens de coisas antigas....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!! Tem muita coisa antiga e nova, além de inspirações por vir!!! Um beijo!!!

      Excluir
  3. Olá Fernanda! Vim retribuir a visita que fez ao Cem manias! Gostei do seu blog, e vou passar muitas vezes por aqui... A sua explicação sobre o vintage/retro/kitsch está excelente, e as imagens exemplificam isso mesmo... Só tenho pena que as suas fotos não sejam maiores:) Gostei muito de a conhecer e passe sempre lá no Cem manias! Um abraço de Portugal, Manuela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Manuela, fiquei muito, mas muito feliz mesmo com sua visita, ilustre aliás!!! Eu já faço parte da grande lista de leitores cativos do Cem Manias. Acho suas ideias super lindas e muito inspiradoras, parece que fomos dar uma voltinha ali no campo, nos transportamos momentaneamente para seu mundo. Venha sempre me visitar mesmo, e seja muito bem vinda à casinha da vovó reformada!!! Um abraço!!!

      Excluir
  4. Adorei seu blog Fê! Muito bacana e com idéias muito interessantes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Iza!!! Que prazer ter te recebido aqui na Casinha da vovó reformada!!! Seja bem vinda e volte sempre!!! Um abraço!!!

      Excluir