sábado, 29 de março de 2014

Engenhoca Brasileira


Olá pessoal, decidi compartilhar esta informação com vocês, pois como eu, acredito que pouca gente saiba que o escorredor de arroz que tanto utilizamos no nosso dia a dia foi uma invenção brasileira, desenvolvido pela cirurgiã dentista Therezinha Beatriz Alves de Andrade Zorowick no ano de 1959, que cansada de chegar do trabalho e encontrar o ralo da pia entupido, resolveu criar este utensílio, uma espécie de bacia conjugada a uma peneira em uma de suas extremidades, o que facilita a lavagem de alimentos.

Com a ajuda de seu marido Sólom Zorowich, Therezinha montou um protótipo em papel alumínio e incentivada pelo seu primo, Eduardo Garcia Rossi, secretário da Federação das Indústrias de São Paulo, apresentou sua invenção ao dono da Trol S/A, Sr. Ferreira que logo percebeu o potencial de mercado da engenhoca e iniciou a produção.O escorredor de arroz, ou lava-arroz foi apresentado ao público pela primeira vez na Feira de Utilidades Domésticas, em maio de 1962 e foi o maior sucesso. A Trol S/A obteve a licença e a patente, pagando dividendos à inventora por 15 anos, data da expiração da patente.Ítem presente em 100% das listas de chá de panelas, e acredito que em 100% das casas brasileiras podem ser de vários formatos e materiais, dos mais simples e baratos aos mais sofisticados e caros.
Uma ideia simples e prática que facilita a vida de todo mundo!!!
Esta é a Dona Therezinha com sua invenção, e abaixo outros modelos de escorredores...


D. Therezinha, a inventora


Feitos de plásticos, em diversas cores...


Este é de silicone, estiloso!!!


Este é um modelo industrial, para atender a uma grande quantidade de arroz a ser lavado.


Este é de inox, muitto bonito!!!


Este é um modelo desmontável, para facilitar na hora de guardar.


Este também é de plástico, numa versão bem simples e barata.


Este em alumínio é pintado de cor de rosa, para aquelas cozinhas bem delicadas!!!


Mas como eu, muita gente sempre arruma outra utilidade para os objetos, vamos ver o que mais podemos fazer com um ou vários escorredores de arroz.











Espero que tenham gostado
Um abraço,
Fernanda






2 comentários:

  1. Obviamente não sabia deste fato... Muito obrigada, Fê! Que site delicioso de ler! Parabéns! Voltarei sempre. Beijo, Soraya

    ResponderExcluir
  2. Olá Rodrigo and Soraya!!! Achei muito interessante e resolvi publicar, uma pequena curiosidade sobre um objeto que faz parte da casa de todos os brasileiros...Seja bem vinda à casinha da vovó reformada, volte sempre!!! Beijos!!!

    ResponderExcluir